Dia 18 de Abril, Evangelho (Jo 3,7b-15) Dia de São Galdino

Jo 3,7b-15

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

São Galdino

São Galdino foi um religioso cristão que viveu no século XII, tendo sido arcebispo de Milão entre 1111 e 1117. Ele é venerado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Sua vida é marcada por diversas realizações em prol da Igreja e da sociedade da época.

Nascido em 1096, na cidade italiana de Milão, Galdino deu seus primeiros passos na vida religiosa como monge beneditino. Durante muitos anos, dedicou-se à oração e ao estudo da Bíblia, aprofundando seu conhecimento teológico e adquirindo grande sabedoria.

Em 1107, Galdino foi ordenado sacerdote e passou a servir como pároco em diversas cidades da Lombardia. Sua pregação era marcada pela eloquência e pela profundidade, conquistando a admiração dos fiéis e a atenção dos líderes religiosos da época.

Em 1111, Galdino foi nomeado arcebispo de Milão, tornando-se o líder espiritual da cidade e da região circunvizinha. Em seu trabalho pastoral, ele se destacou pela defesa dos pobres e oprimidos, lutando contra as injustiças sociais e a corrupção no clero.

Durante seu episcopado, Galdino realizou diversas reformas na igreja local, combatendo o simonia (compra e venda de cargos eclesiásticos) e a concubinagem dos sacerdotes. Ele também promoveu a construção de novas igrejas e monastérios, incentivando a vida religiosa e cultural na cidade.

No campo político, Galdino enfrentou o poderoso imperador germânico Henrique V, que tentava impor sua autoridade sobre a Igreja. Galdino resistiu firmemente às pressões do imperador, defendendo a autonomia da Igreja e a liberdade dos sacerdotes em relação ao poder secular.

Galdino também se envolveu em questões diplomáticas, viajando para Roma para se encontrar com o Papa Pascoal II e com outros líderes da Igreja. Ele defendeu a unidade da Igreja e a necessidade de reformas internas para enfrentar os desafios da época.

Um verdadeiro defensor da fé

Em 1117, Galdino foi capturado por tropas leais ao imperador Henrique V e levado como prisioneiro para a cidade de Worms. Lá, ele sofreu diversas humilhações e foi submetido a maus-tratos, mas nunca abandonou sua fé ou suas convicções.

Em 1118, Galdino foi libertado da prisão, graças aos esforços de líderes religiosos e políticos que haviam se sensibilizado com sua causa. Ele retornou a Milão, mas sua saúde havia sido profundamente afetada pelos anos de prisão e sofrimento.

Galdino faleceu em 18 de abril de 1176, sendo venerado como santo pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa. Sua vida é um exemplo de coragem, dedicação e amor à Igreja e aos pobres, tendo sido um líder espiritual e político que deixou um legado importante para a história da cristandade

Citações

“O amor é o que nos une a Deus e aos nossos irmãos. Sem amor, a vida não tem sentido nem valor.”
“Não podemos ser cristãos verdadeiros se não estivermos dispostos a lutar pela justiça e pela paz.”

“O verdadeiro poder não está no dinheiro, na fama ou no prestígio, mas no serviço aos outros e na fidelidade a Deus.”

“A oração é o alimento da alma. Quem não ora, não vive.”

“O sofrimento é inevitável, mas o amor nos dá forças para enfrentá-lo e superá-lo.”

“Não basta ser cristão de boca, é preciso ser cristão de coração e de ação.”

“A humildade é a virtude mais importante para quem quer seguir os passos de Cristo.”

“A verdadeira liberdade não consiste em fazer o que queremos, mas em fazer o que é certo e justo.”

“A fé sem obras é morta, mas as obras sem fé são vazias e sem sentido.”

“O amor de Deus é o maior tesouro que podemos ter. Quem o possui, não precisa de mais nada.”

Deixe um comentário