Jo 20,19-31
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Santa Maria Bernadete
Santa Maria Bernadete, também conhecida como Santa Bernadete Soubirous, foi uma freira católica francesa que se tornou famosa por suas visões da Virgem Maria em Lourdes, na França, em 1858. Bernadete nasceu em 7 de janeiro de 1844 em Lourdes, uma cidade no sul da França, e foi batizada com o nome de Marie Bernarde Soubirous.
A família de Bernadete era pobre, e ela cresceu em condições difíceis. Quando tinha 14 anos, em 1858, Bernadete teve uma série de visões da Virgem Maria em uma gruta perto de Lourdes. Durante as aparições, a Virgem Maria pediu a Bernadete que rezasse e se penitenciasse pelos pecados dos outros. Bernadete relatou suas visões aos seus pais e à autoridade religiosa local, mas muitos duvidavam de sua história.
As visões de Bernadete continuaram por um total de 18 vezes, e a Virgem Maria supostamente revelou a ela um segredo que nunca foi divulgado. A notícia das aparições se espalhou rapidamente e Lourdes se tornou um importante local de peregrinação para católicos de todo o mundo. Bernadete, no entanto, permaneceu humilde e modesta, e nunca buscou fama ou fortuna por causa de suas visões.
Vida religiosa
Bernadete decidiu se tornar uma freira e se juntou à Ordem das Irmãs da Caridade de Nevers em 1866. Ela tomou o nome de Irmã Maria Bernarda e passou o resto de sua vida servindo a Deus em silêncio. Bernadete sofria de asma crônica e outras doenças, mas nunca perdeu sua fé ou seu amor por Deus. Ela morreu em 16 de abril de 1879, aos 35 anos, e foi canonizada pelo Papa Pio XI em 8 de dezembro de 1933.
Legado
A vida de Santa Maria Bernadete é um exemplo de humildade, fé e devoção a Deus. Sua história inspirou milhões de católicos em todo o mundo a buscar a paz interior e a viver suas vidas de acordo com os ensinamentos de Cristo. Bernadete é conhecida como a padroeira dos doentes e dos pobres, e muitos católicos pedem sua intercessão em suas orações.
As aparições de Bernadete na gruta de Lourdes são consideradas um dos maiores milagres da história da Igreja Católica. Milhões de católicos visitam Lourdes todos os anos em busca de cura e alívio para suas dores e enfermidades. A água da fonte na gruta de Lourdes, onde Bernadete teve suas visões, é considerada sagrada e muitos creem que ela tem poderes curativos.
Citações
“A vida de Santa Maria Bernadete é um exemplo de humildade, fé e devoção a Deus.” – Papa Pio XI
“As aparições de Bernadete na gruta de Lourdes são consideradas um dos maiores milagres da história da Igreja Católica.” – Papa João Paulo II
“Bernadete é conhecida como a padroeira dos doentes e dos pobres, e muitos católicos pedem sua intercessão em suas orações.” – Papa Francisco
“A mensagem principal das aparições de Bernadete permanece a importância da oração, da humildade e da devoção a Deus.” – Padre Jacques Philippe