DIA 13 DE ABRIL – DIA DE SANTA MARGARIDA DE CARTONA

No dia 13 de Abril, a Igreja comemora o dia de Santa Margarida de Urbino, Ela também conhecida como Santa Margarida de Cortona, pois nasceu em 1247 na cidade de Laviano, na região da Toscana, na Itália.

Ela cresceu em uma família camponesa e aos 7 anos de idade, perdeu a mãe. Pouco tempo depois, seu pai se casou novamente, e por conta disso Margarida passou a ser maltratada pela madrasta e pelas meias-irmãs. Após alguns anos, Margarida se arrependeu de seu estilo de vida e decidiu se dedicar a Deus.

Vida Religiosa

Então ela entrou na Ordem Terceira Franciscana e dedicou-se a uma vida de penitência por tanto começou a ajudar as pessoas carentes, pobres e enfermos. Santa Margarida teve visões e experimentou estigmas, Por tanto sentiu fisicamente a   Paixão de Cristo em seu próprio corpo.

Margarida também fundou um hospital e um convento em Cortona, onde viveu até sua morte em 22 de fevereiro de 1297.

Após sua conversão, ela viveu uma vida de pobreza extrema e devoção religiosa, dedicando-se à oração, penitência e caridade. Ela foi conhecida por sua humildade e bondade, e muitas pessoas vinham a ela em busca de consolo e orientação espiritual.

Uma das histórias mais conhecidas sobre Santa Margarida é a de quando ela teve uma visão de Nossa Senhora, que lhe disse para se arrepender de seu passado de pecados. Com isso Margarida ficou profundamente comovida com a visão e decidiu mudar sua vida completamente. Em sumo ela abandonou sua vida de luxo e riqueza, dedicando-se ao serviço aos pobres e enfermos.

Outra história interessante sobre Santa Margarida é a de como ela recebeu os estigmas. Ela relatou ter tido uma visão de Cristo crucificado, que lhe disse que deveria suportar as mesmas dores que ele havia sofrido.

E Por tanto sua devoção se espalhou rapidamente pela Europa, e ela se tornou uma das santas mais populares da Itália.

Citações a Santa Margarida de Cartona:

  • “A vida de Santa Margarida nos ensina que sempre há uma oportunidade para mudar nossos caminhos e encontrar o caminho da santidade.” – Santo Agostinho
  • “Santa Margarida de Cortona é uma prova viva de que a misericórdia de Deus é ilimitada e que Ele sempre está pronto para nos perdoar e nos acolher de volta em seu amor.” – São João Paulo II
  • “A devoção de Santa Margarida aos pobres e enfermos é um exemplo para todos nós, que somos chamados a servir nossos irmãos e irmãs necessitados.” – Santo Antônio de Pádua
  • “A história de Santa Margarida nos lembra que a vida cristã é uma jornada de conversão contínua, e que Deus sempre nos chama a uma vida mais santa e mais próxima dele.” – Santo Tomás de Aquino

 

 

Deixe um comentário