Dia 20 de Abril, Evangelho (Jo 3,31-36) Dia de Santa Inês de Montepulciano

Jo 3,31-36

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santa Inês de Montepulciano

Santa Inês de Montepulciano foi uma religiosa italiana do século XIV que se tornou conhecida por sua vida de devoção e milagres. Ela nasceu em 1268 em Montepulciano, na Toscana, e foi batizada com o nome de Inês de Segni. Desde jovem, ela se dedicou à vida religiosa e entrou para o mosteiro das Irmãs Dominicanas de Montepulciano aos nove anos de idade.

Uma santa virtuosa

Inês foi uma noviça exemplar, dedicada à oração e à contemplação. Ela era conhecida por sua humildade e generosidade, e muitas vezes se colocava em último lugar para ajudar as outras noviças. Ela era tão amada pelas suas irmãs que foi escolhida para ser a primeira superiora do mosteiro de Montepulciano quando tinha apenas 20 anos de idade.

Como superiora, Inês se dedicou a tornar o mosteiro um lugar de santidade e devoção ainda maior. Ela estabeleceu uma disciplina rigorosa para as irmãs e enfatizou a importância da oração e da penitência. Ela também se dedicou a ajudar os pobres e doentes da região, e muitos relatos de curas e milagres começaram a se espalhar sobre ela.

Um dos mais famosos milagres atribuídos a Santa Inês de Montepulciano foi a sua capacidade de levitar durante a oração. Ela foi vista flutuando acima do chão por muitos dos seus contemporâneos, e essa habilidade era considerada um sinal da sua santidade. Outros milagres incluem a cura de doentes e a ressurreição de mortos.

Apesar de sua fama crescente, Inês permaneceu humilde e dedicada à sua vida religiosa. Ela passou os próximos 40 anos de sua vida como superiora do mosteiro de Montepulciano, liderando as irmãs em sua devoção e trabalho caritativo. Ela também se tornou uma conselheira espiritual muito procurada, e muitos peregrinos vinham de longe para ouvir seus conselhos e buscar sua intercessão.

Morte e legado

Santa Inês de Montepulciano morreu em 20 de abril de 1317, aos 49 anos de idade. Ela foi enterrada no mosteiro que havia liderado por tantos anos, e sua fama de santidade continuou a crescer. Em 1726, ela foi canonizada pelo Papa Bento XIII, e sua festa é celebrada em 20 de abril.

Além de sua vida de devoção e milagres, Santa Inês de Montepulciano é lembrada por sua influência na Ordem Dominicana. Ela é considerada uma das santas mais importantes da ordem, e muitos mosteiros dominicanos ao redor do mundo levam o seu nome. Ela também é lembrada como uma defensora da paz e da reconciliação, e muitos acreditam que ela continua a interceder pelos que buscam a paz em suas próprias vidas e no mundo.

Em resumo, Santa Inês de Montepulciano foi uma religiosa exemplar que dedicou sua vida à oração, à caridade e à liderança espiritual.

Ela deixou um legado de santidade e devoção que continua a inspirar muitas pessoas ao redor do mundo até hoje. Sua vida é um exemplo de como a dedicação à vida religiosa e a prática da caridade pode levar a uma vida de significado e propósito, e sua canonização é um testemunho da profundidade da sua fé e do impacto que ela teve em sua comunidade. Santa Inês de Montepulciano é uma figura venerada não apenas pelos católicos, mas por pessoas de todas as religiões que buscam um exemplo de vida espiritual e devoção a Deus.

Citações

“Seja paciente em todas as adversidades, pois as coisas passam rapidamente e aqueles que permanecem fiéis em Deus serão recompensados.”

“Aquele que ama a Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma encontrará a paz em todas as coisas.”

“O amor é a chave para abrir as portas do céu e a alegria eterna da alma.”

“Se você quiser encontrar a felicidade verdadeira, deve estar disposto a sacrificar tudo para Deus.”

“Não importa quão difícil a vida possa parecer, sempre há uma razão para ter esperança em Deus.”

Deixe um comentário