30 de Abril Evgl. (Jo 10,1-10) Dia de São Pio V

Jo 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

São Pio V, Papa devoto de Nossa Senhora, a Rainha das Batalhas

São Pio V foi um Papa que governou a Igreja Católica durante um dos períodos mais conturbados da história. Nascido em 17 de janeiro de 1504, Antonio Ghislieri foi criado em uma família humilde na região de Lombardia, na Itália. Desde cedo, ele demonstrou grande devoção religiosa, e aos 14 anos ingressou na Ordem dos Dominicanos, onde estudou teologia e filosofia.

Vida religiosa

Durante sua vida religiosa, Pio V passou por diversas funções, tendo sido bispo de Sutri e Nepi, cardeal e, finalmente, Papa. Em 1566, ele foi eleito para o pontificado e imediatamente começou a trabalhar para reformar a Igreja, que na época enfrentava muitos problemas internos e externos.

Uma das principais preocupações de Pio V era a heresia que se espalhava pela Europa, especialmente o protestantismo, que se opunha à autoridade papal e negava muitos dos dogmas da Igreja. Além disso, a Igreja também enfrentava ameaças externas, como o avanço do Império Otomano, que havia conquistado a Ilha de Chipre e ameaçava invadir a Europa.

Vitória com a ajuda da Mãe de Deus

Diante dessas ameaças, São Pio V invocou a ajuda de Nossa Senhora, a Rainha das Batalhas. Ele organizou uma grande campanha de orações e penitências em toda a Europa, e pediu que os fiéis se unissem em torno da defesa da fé e da pátria. Ele também convocou uma cruzada para enfrentar os turcos, e liderou pessoalmente os esforços para armar e equipar a frota cristã.

A batalha decisiva ocorreu em 7 de outubro de 1571, na Baía de Lepanto, no Mar Mediterrâneo. A frota cristã, liderada por Don Juan de Áustria, enfrentou a frota otomana, que era muito mais numerosa e bem equipada. No entanto, com a ajuda de Nossa Senhora, os cristãos saíram vitoriosos, destruindo grande parte da frota inimiga e salvando a Europa do avanço turco.

Ao saber da vitória, São Pio V ficou emocionado e proclamou um grande Te Deum na Basílica de São Pedro, em agradecimento a Deus e a Nossa Senhora. Ele também instituiu a festa de Nossa Senhora das Vitórias, que mais tarde foi renomeada como Nossa Senhora do Rosário, em honra às orações que haviam sido feitas para pedir a ajuda da Virgem Maria.

Virtudes e Instituição da festa de Corpus Christi

Além de sua devoção a Nossa Senhora, São Pio V também ficou conhecido por sua grande piedade e humildade. Ele levava uma vida simples e austera, e dedicava grande parte de seu tempo à oração e à meditação. Ele também trabalhou incansavelmente para promover a reforma da Igreja, buscando combater a corrupção, a imoralidade e outros problemas que afetavam o clero e os fiéis.

Além disso, São Pio V também promoveu a liturgia tradicional da Igreja, ordenando que o Missal Romano fosse revisado e purificado de acréscimos e omissões. Ele também instituiu a festa de Corpus Christi e estabeleceu que a celebração da Missa deveria ser feita exclusivamente em latim.

Morte e legado

São Pio V governou a Igreja Católica por apenas seis anos, mas deixou um grande legado de devoção a Nossa Senhora e de compromisso com a reforma da Igreja. Ele morreu em 1º de maio de 1572, e foi canonizado pelo Papa Clemente XI em 1712. Seu exemplo continua a inspirar os católicos em todo o mundo, especialmente aqueles que buscam viver uma vida de oração, humildade e devoção a Nossa Senhora, a Rainha das Batalhas.

Citações

“O Rosário é a arma contra tudo aquilo que é mal”.

“O poder da oração é infinito”.

“A oração é o melhor escudo contra todas as armadilhas do demônio”.

“A humildade é a base da santidade”.

“O amor por Deus é a essência da vida cristã”.

“Aquele que não tem o Rosário não tem o dom da fé”.

“O amor de Deus é o melhor remédio para todos os males”.

“Quem caminha com Deus nunca anda sozinho”.

“A verdadeira felicidade só é encontrada em Deus”.

“A oração é a chave que abre os tesouros do céu”

Orações a São Miguel Arcanjo veja nesse link: https://evangelhodiario.com.br/wp-admin/post.php?post=5708&action=edit

Deixe um comentário