29 de Abril, Evgl. (Jo 6,60-69) Dia de Santa Catarina de Sena

Jo 6,60-69

Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santa Catarina de Sena, voz de Deus e doutora da Igreja

Santa Catarina de Sena foi uma das mais importantes figuras da igreja católica na Idade Média. Ela nasceu em Siena, na Itália, em 1347, em uma época em que a Europa estava passando por grandes transformações sociais, políticas e religiosas.

Infância e início da vida mística

Desde a infância, Santa Catarina de Sena mostrou um grande interesse pela religião e pela vida espiritual. Ela começou a ter visões e experiências místicas ainda muito jovem, e logo se tornou conhecida como uma pessoa de grande piedade e sabedoria.

Aos dezesseis anos, Santa Catarina entrou para a Ordem das Irmãs Dominicanas, que eram conhecidas por sua devoção à oração, ao estudo e à caridade. Ela se destacou como uma líder espiritual, ensinando e aconselhando outras religiosas e pessoas da comunidade.

Mas o que tornou Santa Catarina de Sena uma figura tão importante na história da igreja foi sua influência sobre os papas e os líderes políticos da época. Ela se envolveu em questões de Estado e da Igreja, defendendo a unidade da Igreja Católica e trabalhando pela paz entre as nações.

Inspiração divina

Santa Catarina escreveu muitas cartas e tratados sobre temas teológicos e políticos, e suas palavras eram levadas a sério pelos líderes da época. Ela também viajou extensivamente, visitando cidades e regiões para pregar e ensinar.

Em uma das suas cartas, Santa Catarina escreveu que ela sentia que Deus havia dado a ela a missão de trabalhar pela reforma da Igreja e pela conversão das almas. Ela acreditava que o caminho para a salvação era o amor a Deus e ao próximo, e ela exortava as pessoas a praticar a caridade e a justiça em suas vidas diárias.

Morte, Canonização e legado

Santa Catarina de Sena morreu em 1380, aos trinta e três anos de idade. Ela foi canonizada pela igreja católica em 1461, e seu dia é comemorado em 29 de abril.

O legado de Santa Catarina de Sena é imenso. Ela foi uma das primeiras mulheres a escrever em italiano, e suas obras literárias são consideradas obras-primas da literatura medieval. Ela também foi uma das primeiras mulheres a ter uma voz ativa na política e nos assuntos da Igreja, abrindo caminho para outras mulheres que viriam depois dela.

Além disso, Santa Catarina de Sena foi uma figura de grande inspiração para muitos cristãos, que foram tocados por sua vida de santidade e seu amor a Deus. Ela é considerada uma das maiores místicas da igreja católica, e sua devoção à Eucaristia e à Cruz são exemplos para todos os fiéis.

Citações

“O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em ter grandes vontades”.

“Nada te perturbe, nada te amedronte. Tudo passa, só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta”.

“Se você for aquilo que deve ser, vai colocar fogo no mundo inteiro”.

“Quando você se afasta de Deus, a alma se torna insaciável”.

“O amor é tão forte que não se contenta com a alegria apenas do próprio coração, mas quer que essa alegria se estenda a todos”.

“A alma que está unida a Deus é livre de todo sofrimento, porque nada pode afetar a paz e a doçura que ela encontra em Deus”.

“Não é o conhecimento que enche a alma, mas o amor”.

“Quando a alma está em paz, ela é capaz de enxergar o mundo de uma maneira diferente e encontrar a felicidade nas coisas mais simples”.

“Quando Deus quer fazer algo grande, ele começa com algo pequeno. Seja fiel nas coisas pequenas e Deus te confiará coisas maiores”.

“A oração é a chave que abre o coração de Deus”.

Deixe um comentário