12 de Março, dia de São Luís Orione, nascido em 23 de junho de 1872, na Itália, foi um sacerdote Católico conhecido por seu extraordinário serviço aos mais necessitados e marginalizados da sociedade. Seu legado perdura até os dias de hoje, inspirando inúmeras pessoas ao redor do mundo a dedicarem suas vidas ao serviço dos outros.
Pequena Obra da Divina Providência
Desde tenra idade, Orione demonstrou uma profunda compaixão pelos pobres e desamparados. Sua devoção à causa dos menos afortunados o levou a fundar a Pequena Obra da Divina Providência, uma congregação religiosa dedicada ao serviço caritativo e missionário. Esta obra, iniciada em 1893, foi o ponto de partida para uma série de iniciativas que visavam aliviar o sofrimento humano e promover a dignidade de todos.
Nobre missão
Orione acreditava firmemente que o amor e a caridade eram os fundamentos da verdadeira religião. Ele não apenas pregava essa mensagem, mas a vivia em sua própria vida, dedicando-se incansavelmente ao cuidado dos doentes, órfãos, idosos e todos aqueles que viviam à margem da sociedade. Seu exemplo inspirou muitos a se juntarem a ele nessa nobre missão.
Obras
Sua dedicação cresceu de forma apaixonada, e sob sua liderança, surgiram diversas obras em prol dos necessitados. Escolas, colônias agrícolas, oficinas para aprendizes, instituições profissionalizantes, casas de caridade e os Pequenos Cotolengos foram estabelecidos para atender às demandas da comunidade. Reconhecendo a necessidade de uma estrutura organizacional para sustentar todas essas iniciativas, São Luís Orione fundou várias congregações religiosas, incluindo a Pequena Obra da Divina Providência, os Eremitas da Divina Providência, as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e as Irmãs Sacramentinas Cegas.
Passagem, beatificação e Canonização
Faleceu em 12 de março de 1940, em San Remo, na Itália, onde se encontrava para cuidar de sua saúde por recomendação médica e de seus superiores. Antes de partir para San Remo, expressou seu desejo de não falecer entre aplausos, mas sim entre os mais necessitados. João Paulo II o beatificou em 26 de outubro de 1980. Após o reconhecimento de suas virtudes heroicas e sua bondade em diversos milagres comprovados e aprovados, o Papa João Paulo II proclamou-o Santo da Igreja durante uma missa de Canonização realizada na Praça de São Pedro, em Roma, em 16 de maio de 2004.
Você conhece a história de São Toríbio Romo? Click aqui para conhecer.