São Luís Orione

12 de Março, dia de São Luís Orione, nascido em 23 de junho de 1872, na Itália, foi um sacerdote Católico conhecido por seu extraordinário serviço aos mais necessitados e marginalizados da sociedade. Seu legado perdura até os dias de hoje, inspirando inúmeras pessoas ao redor do mundo a dedicarem suas vidas ao serviço dos outros.

Pequena Obra da Divina Providência

Desde tenra idade, Orione demonstrou uma profunda compaixão pelos pobres e desamparados. Sua devoção à causa dos menos afortunados o levou a fundar a Pequena Obra da Divina Providência, uma congregação religiosa dedicada ao serviço caritativo e missionário. Esta obra, iniciada em 1893, foi o ponto de partida para uma série de iniciativas que visavam aliviar o sofrimento humano e promover a dignidade de todos.

Nobre missão

Orione acreditava firmemente que o amor e a caridade eram os fundamentos da verdadeira religião. Ele não apenas pregava essa mensagem, mas a vivia em sua própria vida, dedicando-se incansavelmente ao cuidado dos doentes, órfãos, idosos e todos aqueles que viviam à margem da sociedade. Seu exemplo inspirou muitos a se juntarem a ele nessa nobre missão.

Obras

Sua dedicação cresceu de forma apaixonada, e sob sua liderança, surgiram diversas obras em prol dos necessitados. Escolas, colônias agrícolas, oficinas para aprendizes, instituições profissionalizantes, casas de caridade e os Pequenos Cotolengos foram estabelecidos para atender às demandas da comunidade. Reconhecendo a necessidade de uma estrutura organizacional para sustentar todas essas iniciativas, São Luís Orione fundou várias congregações religiosas, incluindo a Pequena Obra da Divina Providência, os Eremitas da Divina Providência, as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e as Irmãs Sacramentinas Cegas.

Passagem, beatificação e Canonização

Faleceu em 12 de março de 1940, em San Remo, na Itália, onde se encontrava para cuidar de sua saúde por recomendação médica e de seus superiores. Antes de partir para San Remo, expressou seu desejo de não falecer entre aplausos, mas sim entre os mais necessitados. João Paulo II o beatificou em 26 de outubro de 1980. Após o reconhecimento de suas virtudes heroicas e sua bondade em diversos milagres comprovados e aprovados, o Papa João Paulo II proclamou-o Santo da Igreja durante uma missa de Canonização realizada na Praça de São Pedro, em Roma, em 16 de maio de 2004.

 

Você conhece a história de São Toríbio Romo? Click aqui para conhecer.

Deixe um comentário