12 de Fevereiro, dia de Santa Eulália é uma figura reverenciada tanto na história religiosa quanto na cultura popular. Nascida no século III, em Mérida, Espanha, ela é reconhecida como uma das santas mártires da Igreja Católica. Seu nome deriva do grego e significa “bela falante”. Apesar de sua vida curta, Santa Eulália deixou um legado marcante, especialmente por sua fé inabalável e coragem diante da perseguição.
Perseguição aos Cristãos
Eulália foi criada em uma família cristã devota, e desde cedo demonstrou uma profunda devoção à sua fé. Aos doze anos, durante o reinado do imperador romano Diocleciano, ocorreu um período de intensa perseguição aos cristãos. Eulália, ainda uma jovem adolescente, não hesitou em expressar publicamente sua fé cristã, desafiando as autoridades romanas e recusando-se a renunciar a sua religião.
Fé inabalável
Seu desafio às autoridades a fez ser presa e submetida a terríveis torturas, na tentativa de fazê-la renunciar ao cristianismo. No entanto, Eulália permaneceu firme em sua fé, resistindo bravamente aos tormentos infligidos sobre ela.
Mártir
Santa Eulália foi torturada 13 vezes, a mesma quantidade que tinha de anos de vida, além disso, foi também martirizada. Segundo a tradição, antes de morrer, foi chicoteada, queimada, cortada os seios, esfregada com pedras, derramaram óleo quente sobre ela, rolada nas ruas dentro de um barril, jogada aos vermes, arrastada em um carro de bois, despida em público, exposta à neve, pregada numa cruz no formato de X, por fim decapitada. Ainda se diz que, ao morrer, saiu de seu pescoço uma imagem reluzente de pomba, outros dizem que foram os anjos levando a sua alma para o céu.
Devoção
A devoção a Santa Eulália cresceu ao longo dos séculos, tornando-se parte integrante da tradição cristã, especialmente na Espanha, onde ela é reverenciada como uma das santas padroeiras. A cidade de Barcelona, por exemplo, celebra sua festa com grande devoção e pompa, destacando-a como uma figura importante em sua história religiosa e cultural.
Você conhece a história de Santa Ângela Mérici? Click aqui para conhecer.