Santa Águeda

05 de Fevereiro, dia de Santa Águeda,  uma figura muito venerada pelos Católicos, sendo reconhecida como uma mártir e santa da Igreja. Sua história remonta ao século III, durante o reinado do imperador romano Decius. Nascida em Catânia, na Sicília, por volta do ano 231 d.C., Santa Águeda dedicou sua vida a Deus desde jovem, consagrando sua virgindade.

Vida dedicada totalmente a Deus

O nome Águeda significa “boa” ou “virtuosa” em grego, o que é bastante apropriado para descrever a vida e as virtudes dessa santa. A jovem cristã destacou-se pela sua beleza e virtude, mas também enfrentou desafios consideráveis devido à sua fé inabalável. O governador Quintianus, atraído pela beleza de Águeda, tentou convencê-la a renunciar à sua fé e casar-se com ele. No entanto, Águeda recusou firmemente, optando por dedicar-se totalmente a Deus.

Fé inabalável

A recusa de Santa Águeda provocou a ira do governador, levando a jovem a ser submetida a cruéis torturas. Ela foi presa, submetida a açoites e até mesmo teve seus seios cortados, em um ato de extrema violência. No entanto, a fé inabalável de Águeda e o apoio divino permitiram que ela suportasse as atrocidades sem renunciar aos seus princípios.

Visitada por são Pedro

A tradição narra que, durante seu martírio, Santa Águeda foi visitada por São Pedro, que a curou miraculosamente de suas feridas. Após sua prisão, ela foi enviada de volta à prisão, onde finalmente sucumbiu aos ferimentos, entregando sua alma a Deus. Seu martírio ocorreu no ano 251 d.C., e desde então, Santa Águeda tornou-se uma das santas mais veneradas e reverenciadas.

Passagem

Momentos antes de entregar seu espirito a Deus, pronunciou essas palavras: “Senhor, que me criastes e me protegestes, desde a minha infância; na minha juventude, me fizestes agir com coragem; que me libertastes dos prazeres mundanos; que preservastes meu corpo da contaminação; que me fizestes vencer os tormentos do algoz, dos ferros, do fogo e das correntes; que me destes, entre os tormentos, a virtude da paciência, vos peço, agora, acolher o meu espírito, por que já é hora que eu deixe este mundo, segundo a vossa vontade, para gozar da vossa misericórdia”. Logo após, na presença de muitas pessoas entregou seu espirito a Deus, era 05 de Fevereiro de 251.

 

Você conhece a história de São Sebastião? Click aqui para conhecer.

Deixe um comentário