Dia 24 de Abril, Evgl.(Jo 6,22-29) dia de Santa Maria Isabel Hesselblad

Jo 6,22-29

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santa Maria Isabel Hesselblad

Santa Maria Isabel Hesselblad, também conhecida como Madre Maria Isabel de la Santísima Trinidad, foi uma religiosa sueca, fundadora da Ordem de Nossa Senhora dos Carmelitas Descalços em Roma. Ela é conhecida por seu trabalho em salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial e por seu papel na promoção da unidade entre as igrejas cristãs.

Maria Isabel Hesselblad nasceu em 4 de junho de 1870 em Faglavik, na Suécia. Ela foi criada em uma família luterana devota e cresceu aprendendo os valores da fé e da caridade cristãs. Ela ficou fascinada com a Igreja Católica desde cedo, mas demorou um pouco para se converter devido à influência negativa que a Igreja Católica sofria na Suécia na época.

Conversão

Em 1902, Maria Isabel decidiu se converter ao catolicismo e se mudou para Roma para se juntar a uma comunidade religiosa. Ela se tornou uma freira da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida em 1904 e passou a maior parte de sua vida religiosa em Roma. Ela fundou a Ordem de Nossa Senhora dos Carmelitas Descalços em 1931, em resposta a uma visão que ela acreditava ter recebido de Deus.

Uma vida de fé e Coragem

Durante a Segunda Guerra Mundial, Maria Isabel Hesselblad trabalhou para salvar judeus que estavam fugindo da perseguição nazista na Itália. Ela escondeu muitos judeus em conventos e mosteiros católicos, salvando-os da deportação e da morte. Ela arriscou sua própria vida para ajudar os outros e foi elogiada por sua coragem e devoção.

Maria Isabel também era conhecida por seu trabalho na promoção da unidade entre as igrejas cristãs. Ela acreditava que as diferenças religiosas não deveriam ser um obstáculo para a cooperação e o diálogo entre as diferentes denominações cristãs. Ela trabalhou para estabelecer pontes entre as tradições católica e ortodoxa e foi responsável pela conversão de muitos ortodoxos ao catolicismo.

Beatificação e Canonização

Em 2000, Maria Isabel Hesselblad foi beatificada pelo Papa João Paulo II. Ela foi reconhecida como uma mártir pela Igreja Católica, em reconhecimento ao seu trabalho para salvar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi canonizada pelo Papa Francisco em 5 de junho de 2016.

A vida de Santa Maria Isabel Hesselblad é um exemplo inspirador de serviço a Deus e aos outros. Ela dedicou sua vida à oração, à contemplação e ao trabalho em favor dos necessitados. Ela acreditava que todos os seres humanos eram filhos de Deus e que todos mereciam amor, respeito e dignidade. Ela colocou seus valores em ação em sua vida cotidiana, ajudando os outros e defendendo a justiça e a paz.

Citações

“A humildade é a base de toda a vida espiritual. Sem ela, não podemos crescer em virtude.”

“O amor é a força mais poderosa do universo. Quando amamos, somos capazes de realizar coisas incríveis.”

“Não importa quão pequeno seja o bem que fazemos, desde que o façamos com amor e dedicação, Deus o abençoará.”

“A vida é um presente precioso de Deus. Devemos usá-la para fazer o bem e servir aos outros.”

“A verdadeira grandeza não vem do poder ou da riqueza, mas da humildade e da simplicidade.”

“A paz é o resultado da justiça e do amor. Devemos trabalhar para estabelecer essas coisas em nossas vidas e em nosso mundo.”

“A cruz é o símbolo do amor de Deus por nós. Devemos abraçá-la com gratidão e coragem.”

“A única coisa que é realmente necessária na vida é estar em paz com Deus. Tudo o mais é secundário.”

“A oração é o alimento da alma. Sem ela, estamos vazios e sem direção.”

 

Deixe um comentário