Dia 17 de Abril, Evangelho (Jo 3,1-8) Dia de Santa Catarina Tekakwitha

Jo 3,1-8

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santa Catarina Tekakwitha, indígena cristã na América do Norte

Também conhecida como “Lírio do Mohawks”, é um exemplo de força, coragem e devoção cristã entre os povos indígenas da América do Norte. Ela nasceu em 1656, em Ossernenon, uma aldeia Mohawk localizada na região que hoje é conhecida como Nova York. Sua mãe era uma cristã algonquina e seu pai, um chefe Mohawk não-cristão.

Quando Tekakwitha era jovem, sua família foi devastada por uma epidemia de varíola que a deixou cega de um olho e desfigurada com cicatrizes no rosto. A tragédia não só afetou sua aparência física, mas também a levou a questionar sua identidade cultural e religiosa. No entanto, ela foi criada por sua mãe como uma cristã e aprendeu sobre a fé católica com os missionários jesuítas que visitavam a aldeia.

Quando Tekakwitha tinha cerca de 20 anos, os jesuítas estabeleceram uma missão em Ossernenon. Foi lá que ela conheceu o padre Jacques de Lamberville, que se tornou seu mentor espiritual. Ele a batizou como Catarina em 1676, e ela se tornou uma cristã devota.

No entanto, a conversão de Tekakwitha foi vista como uma traição por muitos membros de sua tribo, que eram tradicionalmente hostis aos missionários. Ela enfrentou discriminação e perseguição por sua fé, e muitas vezes foi ridicularizada por sua aparência física.

Em 1677, Tekakwitha deixou sua aldeia natal e se mudou para a missão de São Francisco Xavier, em Caughnawaga, onde ela viveu o resto de sua vida. Lá, ela dedicou sua vida à oração, à penitência e ao serviço aos doentes e aos idosos. Ela também ensinou as crianças da aldeia sobre a fé católica.

Legado, Beatificação e Canonização

Tekakwitha morreu em 17 de abril de 1680, aos 24 anos. Seu legado como santa e modelo de santidade começou pouco depois de sua morte, quando muitos relataram terem sido curados através de suas orações. Sua santidade foi reconhecida pela Igreja Católica em 1943, quando ela foi beatificada pelo Papa Pio XII. Em 21 de outubro de 2012, ela se tornou a primeira santa nativa americana da história, quando foi canonizada pelo Papa Bento XVI.

A vida de Santa Catarina Tekakwitha é um exemplo inspirador de coragem e perseverança na fé. Ela enfrentou muitos desafios em sua vida, desde a epidemia que a deixou cega até a discriminação que enfrentou por causa de sua fé. No entanto, ela permaneceu firme em sua crença em Deus e em sua devoção à Igreja Católica.

Além disso, a vida de Tekakwitha destaca a tensão entre as culturas indígenas e o cristianismo que foram trazidos para a América do Norte pelos missionários europeus. Sua história mostra como a conversão religiosa muitas vezes foi vista como uma traição à cultura e às tradições indígenas, e como as pessoas que se converteram enfrentaram discriminação e ostracismo dentro de suas próprias comunidades. No entanto, a devoção de Tekakwitha à sua fé e sua determinação em seguir os ensinamentos da Igreja Católica mostram como a religião pode fornecer um caminho de esperança e força em momentos difíceis. Sua vida continua a ser um exemplo poderoso de amor, devoção e serviço a Deus e aos outros.

Frases de Santa Catarina Tekakwitha

“Nada é mais precioso do que Jesus. Nada me dá mais alegria do que falar sobre Ele.”

“Minha única consolação é que eu amo a Jesus Cristo e Ele é tudo para mim.”

“Oh, Jesus, meu amor, como desejo vê-lo e ser unida a você para sempre!”

“Não há nada neste mundo que me satisfaça. Tudo é vaidade. Só Deus é suficiente.”

“Eu não me importo se as pessoas riem de mim ou me desprezam. Eu amo Jesus e estou disposta a sofrer por Ele.”

“Aprendi a perdoar aqueles que me fazem mal, porque Jesus me perdoou primeiro.”

“Eu não sou nada, mas Jesus é tudo em mim. Ele é a minha força e a minha esperança.”

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário