28 de Julho dia de Santo Inocêncio I, era de origem italiana, nascido em Albano, uma província romana no Lazio. Sua eleição ocorreu no ano de 401, e ele liderou a Igreja durante dezesseis anos, enfrentando um dos períodos mais desafiadores para o cristianismo. Sua primeira atividade pastoral foi uma intervenção direta no Oriente, onde exortou a população de Constantinopla a seguir as orientações de seu bispo, São João Crisóstomo, para viver em paz.
Invasão a Roma
No entanto, um dos maiores desafios durante seu pontificado foi a invasão e saque de Roma, perpetrados pelos bárbaros godos liderados por Alarico. Roma ficou sob cerco a partir de 408 e só não foi invadida graças às intervenções do papa junto a Alarico. Pressionado pelo invasor e tentando salvar a vida dos cidadãos romanos, Inocêncio viajou até a diocese de Ravena, onde o imperador Honório se escondia por medo.
Três dias terríveis
O papa há muito tempo tentava convencer Honório a negociar e conceder alguns poderes especiais a Alarico para evitar o pior: o saque da cidade e a matança da população. Infelizmente, seus esforços foram em vão, e o saque teve início. Foram três dias de roubo, devastação e destruição. Os bárbaros respeitaram apenas as igrejas, em virtude dos anos de contato e mediação com o papa Inocêncio I. Ainda assim, a invasão foi tão terrível que foi lamentada posteriormente por Santo Agostinho e São Jerônimo.
Obras
Apesar de enfrentar inúmeras dificuldades, Inocêncio manteve a disciplina e tomou decisões litúrgicas que perduram até hoje, documentadas em sua vasta correspondência. Essas cartas formaram o primeiro núcleo das coleções canônicas, parte do magistério ordinário dos pontífices, ainda estudadas em nossos dias. Inocêncio também estabeleceu a uniformidade que as várias Igrejas devem ter em relação à doutrina apostólica romana. Além disso, definiu a doutrina dos sacramentos da penitência, da unção dos enfermos, do batismo e do casamento, tanto em forma quanto em conteúdo.
Pelagianismo
Durante seu pontificado, a heresia pelagiana se difundia, sendo condenada no ano de 416 pelos concílios regionais de Melevi e Cartago, convocados por iniciativa de Santo Agostinho e com aprovação do papa Inocêncio I, que formalmente sentenciou Pelágio e seu discípulo Celestio.
Morte
Inocêncio I faleceu em 28 de julho de 417 e foi sepultado no cemitério de Ponciano, na Via Portuense, em Roma.
Você conhece a história de Nossa Senhora do Carmo? Click aqui para conhecer.