29 de Julho Santa Marta

29 de Julho dia de Santa Marta, as Escrituras relatam que, durante seus raros momentos de descanso ou lazer, Jesus costumava procurar a casa de amigos em Betânia, um local muito agradável localizado a apenas três milhas de Jerusalém. Nessa casa moravam Marta, Lázaro e Maria, três irmãos, possivelmente filhos de Simão, o leproso.

Uma das lições do mestre Jesus

Apesar de poucas, as menções a Marta nas Sagradas Escrituras são de grande importância. Por exemplo, é narrado o primeiro encontro de Jesus em sua casa. No entanto, há uma dúvida sobre a paternidade deles, uma vez que a casa é mencionada como se pertencesse a Marta, a irmã mais velha. Ao chegar lá, Jesus interage com eles, e Maria senta-se aos pés do Senhor, ouvindo sua pregação. Marta, uma pessoa trabalhadora e responsável, reclama da posição da irmã, que não estava ajudando nas tarefas, apenas ouvindo o Mestre. Jesus aproveita essa situação para ensinar que os valores espirituais têm maior importância do que os materiais, apoiando Maria em sua escolha de aprender com Ele.

A fé de Marta

Outro momento em que Marta é mencionada é durante a ressurreição de Lázaro. Nesse acontecimento, ela é quem mais interage com Jesus. Marta expressa a Jesus: “Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedir a Deus, Ele concederá”.

Onipotência do Senhor

Essa passagem é de grande importância nas Escrituras, pois nela é registrado o momento em que Jesus chora: “O pranto de Maria faz Jesus chorar”. Além disso, é descrito o milagre da ressurreição de Lázaro, mesmo após já estar morto e sepultado, sendo solicitado com tamanha simplicidade por Marta, o que exemplifica a plena fé na onipotência do Senhor.

Prefiguração da última ceia

Outra passagem significativa é a ceia em Betânia, onde Lázaro, ressuscitado, também está presente, prefigurando a última ceia. Nesse evento, Marta serve uma mesa, enquanto Maria lava os pés de Jesus, gesto que Ele imitaria em sua última reunião com os doze apóstolos.

Dedicação dos franciscanos a Santa Marta

Os primeiros a dedicar uma festa litúrgica a Santa Marta foram os frades franciscanos, em 1262, e escolheram o dia 29 de julho para celebrá-la. Desde então, a devoção a Santa Marta se difundiu, e o povo cristão passou a honrá-la como Padroeira dos Anfitriões, dos Hospedeiros, dos Cozinheiros, dos Nutricionistas e Dietistas.

Você conhece a história de são Tomé? Click aqui para conhecer.

Deixe um comentário