26 de Julho Ana e Joaquim

26 de Julho dia de Santa Ana e São Joaquim, Ana e seu marido Joaquim já estavam em idade avançada e não tinham filhos, o que, na época deles, era motivo de desgosto e vergonha para os judeus. Isso se devia ao fato de que os judeus aguardavam a chegada do Messias, conforme previsto nas sagradas profecias.

Constrangimento do santo casal

Consequentemente, toda esposa judia esperava ser grata com a vinda de Salvador e, para tal, acreditava que deveria estar preparada para servir aos desígnios de Deus, caso Ele assim o desejasse. A esterilidade, portanto, causava sofrimento e vergonha, e era uma situação muito constrangedora que o casal se deparava.

Os pais da Santa Mãe de Deus

Apesar das dificuldades, Ana e Joaquim não desistiram. Eles oraram durante muito tempo até que, quando quase estavam perdendo as esperanças, Ana finalmente engravidou. Embora haja poucos registros sobre suas vidas, uma vez que tenham sido listados a partir do século II, existem escritos apócrifos que não foram incluídos na Bíblia por não serem considerados inspirados por Deus. Esses escritos provaram apenas o nome dos pais da Virgem Maria, que viria a ser a Mãe do Messias.

Escolhidos por Deus

No Evangelho, Jesus disse: “Pelos frutos se conhece a árvore”. Portanto, para descrever a santidade de Ana e Joaquim, não é preciso mais do que o exemplo de sua filha Maria, cuja santidade é inquestionável. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios e indignos para serem instrumentos de Sua ação.

Recompensa da fé

Quando Maria nasceu, em uma data desconhecida, provavelmente em 8 de setembro, ela não apenas trouxe alegria aos pais após anos de infertilidade, mas também recompensou-os por sua fé, sendo escolhida para ser a futura Mãe do Filho de Deus.

Dia 26 de Julho dedicados a Santa Ana e São Joaquim

Inicialmente, somente Santa Ana era celebrada, e ainda em datas diferentes entre o Ocidente e o Oriente: em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, São Joaquim também passou a ser cultuado em 20 de março. Somente em 1913, a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deveriam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

 

Você conhece a história de São Romualdo? Click aqui para conhecer.

 

 

 

 

Deixe um comentário