25 de Julho Tiago Maior

25 de Julho dia de São Tiago Maior, Tiago nasceu doze anos antes do nascimento de Cristo, viveu mais anos do que Ele e, ao final de sua vida, encontrou a eternidade ao lado de seu Mestre. Conhecido como Tiago, o Maior, ele nasceu na Galiléia e era filho de Zebedeu e Salomé, de acordo com as Sagradas Escrituras. Tiago era irmão de João Evangelista, também conhecido como “Filho do Trovão”, nome dado por Jesus. Entre os discípulos de Cristo, Tiago era um dos três primeiros apóstolos e um dos prediletos, junto com Pedro e André. O apóstolo é chamado de “maior” para distinguir de outro apóstolo homônimo, Tiago, filho de Alfeu, conhecido como “menor”.

Alguns momentos de Tiago com Cristo Jesus

Nas diversas passagens bíblicas, fica evidente que Jesus selecionava apóstolos para testemunhar momentos especiais em Sua vida. Tiago, o Maior, esteve presente ao lado de Cristo durante a cura da sogra de Pedro, a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração do Senhor e Sua agonia no horto das Oliveiras.

Padroeiro da Espanha

Após a ressurreição de Cristo, relata-se que Tiago seguiu para a Espanha, percorrendo o país de norte a sul para realizar sua evangelização, tornando-se, assim, o padroeiro da Espanha. Mais tarde, ele influenciou a Jerusalém, onde converteu centenas de pessoas, inclusive dois mágicos que causavam confusão com suas artes diabólicas entre o povo. No entanto, um dia, armaram uma cilada para Tiago, acusando-o injustamente de causar sublevação, o que causou em sua prisão e acusação de crime capital.

O Primeiro Apóstolo martirizado

O juiz responsável foi o cruel rei Herodes Antipas, um terrível perseguidor dos cristãos. Tiago foi flagelado e, posteriormente, decapitado como pena máxima. Dessa forma, ele se tornou o primeiro dos apóstolos a derramar seu sangue em nome da fé em Jesus Cristo.

São Tiago ajuda a Espanha

No século VIII, durante a conquista muçulmana da Palestina, um grupo de espanhóis trouxe o esquife com os restos de São Tiago, o Maior, para a cidade espanhola de Iria. Segundo uma antiga tradição local, no século IX, o bispo da cidade teria testemunhado uma grande estrela do século iluminando um campo, onde foi encontrado o túmulo contendo os restos do apóstolo padroeiro. Com a ajuda “invisível” de São Tiago, a Espanha conseguiu vencer e expulsar os muçulmanos bárbaros que a invadiram.

A famosa “Caminhada de Santiago de Compostela”.

Posteriormente, o rei Afonso II mandou construir uma igreja e um mosteiro dedicado a São Tiago, o Maior, no mesmo local, que então passou a ser chamado de Santiago de Compostela, em referência ao campo da estrela. Desde então até os dias atuais, o santuário de Santiago de Compostela tornou-se um dos mais procurados pelos peregrinos de todo o mundo, que realizou a famosa “caminhada de Santiago de Compostela”. Em 1989, o papa João Paulo II também percorreu essa rota, acompanhado por milhares de jovens de todo o mundo, para venerar as relíquias do apóstolo São Tiago, o Maior, depositadas na magnífica catedral de seis naves, concluída em 1122.

E neste 25 de Julho pedimos a intercessão de São Tiago Maior junto a Jesus Cristo, para que possamos ser sensíveis aos sinais dados por Deus, e possamos com isso, ter uma vida reta e santa, para herdarmos nosso lugar no céu. São Tiago Maior rogai por nós!

Você conhece a história de Santa Isabel? Click aqui para conhecer.

Deixe um comentário