25 de Abril, Evgl.(Mc 16,15-20) Dia de São Marcos

Mc 16,15-20

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

São Marcos, o primeiro a escrever os ensinamentos de Jesus

São Marcos é um santo venerado por católicos do mundo todo, sendo autor do segundo evangelho, dos quatro existentes no Novo Testamento.

A vida de São Marcos é pouco conhecida, mas de acordo com a tradição cristã, ele nasceu em Jerusalém por volta do ano 5 d.C. e era primo de Barnabé, um companheiro de São Paulo. Marcos foi criado em uma família judaica e era fluente em aramaico, a língua falada na época pelos judeus na Palestina. Ele também aprendeu grego, a língua comum do Império Romano na época.

Proximidade com São Pedro

Marcos se converteu ao cristianismo e se tornou um discípulo de São Pedro, que o considerava como seu filho espiritual. Marcos acompanhou São Pedro em suas viagens missionárias e serviu como seu intérprete e secretário. Ele também acompanhou São Paulo em algumas de suas viagens missionárias.

A tradição cristã relata que Marcos fundou a Igreja de Alexandria, no Egito, por volta do ano 42 d.C. Ele pregou o Evangelho em toda a região e converteu muitas pessoas ao cristianismo. Ele também foi responsável por estabelecer a primeira comunidade cristã em Alexandria.

No entanto, a pregação de Marcos não foi bem recebida pelas autoridades locais, e ele acabou sendo preso e torturado. A tradição cristã afirma que ele foi arrastado pelas ruas da cidade até a morte. No entanto, há outras versões sobre sua morte, e não se sabe ao certo como ele morreu. Após sua morte, São Marcos se tornou um santo venerado pela igreja cristã. Sua festa é celebrada em 25 de abril.

Representado por um leão

São Marcos é geralmente retratado como um leão, devido ao seu Evangelho começar com uma referência a um “voz que clama no deserto”, que é associado com o rugido de um leão. Ele é também representado com um livro nas mãos, simbolizando o Evangelho que ele escreveu.

Seu evangelho é considerado o mais antigo dos quatro, e é geralmente datado entre os anos 60 e 70 d.C. O Evangelho de Marcos é composto por 16 capítulos e narra a vida e os ensinamentos de Jesus, desde seu batismo até sua morte e ressurreição.

O Evangelho de Marcos é caracterizado pela sua linguagem simples e direta, e é considerado por muitos como o mais fácil de entender dos quatro evangelhos. Ele é frequentemente usado como uma introdução ao estudo dos evangelhos por estudiosos e leigos.

Citações (sobre são Marcos)

“Quando São Marcos escreveu o Evangelho, Pedro, seu mestre, aprovou e autorizou a publicação.” – Santo Atanásio de Alexandria

“São Marcos, o evangelista, é honrado e venerado pelos cristãos de todo o mundo como o fundador da Igreja de Alexandria.” – São Gregório de Nissa

“Marcos, que foi intérprete de Pedro, escreveu um Evangelho a pedido dos ouvintes em Roma, em que ele se esforçou para registrar com precisão o que ele havia ouvido Pedro pregar.” – Eusébio de Cesareia

“São Marcos, um dos discípulos de Cristo, primeiro pregou na Itália e fundou a Igreja de Alexandria.” – São Jerônimo

“São Marcos é um homem de Deus, muito admirado pelos cristãos em todo o mundo, tanto pelo seu Evangelho como por sua vida santa.” – Papa Francisco

 

 

 

 

Deixe um comentário