21 de Julho dia de São Lourenço Brindisi, comumente, as crianças tidas como “superdotadas,” aquelas que demonstram habilidades excepcionais em alguma área específica, parecem perder essas capacidades e se equiparam às demais ao crescerem. No entanto, há algumas exceções notáveis, como o caso de Júlio César Russo, nascido em Brindisi, na Itália, em 22 de julho de 1559.
Franciscano, capelão de tropa, e conselheiro do chefe do exército
Seus pais, ambiciosos por um futuro brilhante para ele, batizaram-no com o nome de Júlio César, em referência ao grande general romano. Anos mais tarde, Júlio César Russo encontrava-se liderando as forças cristãs contra a invasão dos turcos muçulmanos, que ameaçava chegar ao coração da Europa após dominar a Hungria. Surpreendentemente, ele não empunhava uma espada, mas sim uma cruz de madeira, pois nessa ocasião já vestia o hábito franciscano, respondia pelo nome de Lourenço e atuava como capelão da tropa e conselheiro do chefe do exército romano, Filipe Emanuel de Lorena.
Acadêmico talentoso
Sua trajetória notável teve início quando, aos seis anos de idade, o jovem Júlio César encantava a todos com sua capacidade extraordinária de memorizar páginas inteiras de livros em poucos minutos, recitando-as em público. Seu brilhantismo acadêmico o acompanhou à medida que crescia. Aos quatorze anos, após perder os pais, foi acolhido por um tio em Veneza, onde teve a oportunidade de desenvolver ainda mais seus talentos acadêmicos.
Ordenação
Entretanto, a religião exerceu um chamado irresistível sobre ele, e, dois anos após sua chegada em Veneza, respondeu a esse chamado ingressando na Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis. Posteriormente, uniu-se aos capuchinhos de Verona, onde foi ordenado e adotou o nome Lourenço em 1582. Aprofundou seus estudos na Universidade de Pádua e, em 1586, regressou a Veneza como professor dos noviços da Ordem, mantendo viva a mesma dedicação e talento demonstrados em sua infância.
Embaixador do Papa V
Lourenço tornou-se especialista em línguas e sua erudição o levou a ocupar posições de destaque em sua Ordem, além de atuar a serviço do sumo pontífice. Exerceu funções provinciais em Toscana, Veneza, Gênova e Suíça, bem como comissário no Tirol e na Baviera, onde defendeu vigorosamente a ortodoxia católica contra os desafios da Reforma Protestante e incentivou a luta contra a dominação dos turcos muçulmanos. Lourenço chegou a se tornar o superior-geral de sua Ordem e serviu como embaixador do papa Paulo V, mediando conflitos entre príncipes e reis.
Morte e Canonização
Em 22 de julho de 1619, no dia de seu aniversário, Lourenço de Brindisi faleceu durante sua segunda viagem à Península Ibérica, na cidade de Lisboa, Portugal. Em 1881, foi canonizado e, em 1959, recebeu o título de doutor da Igreja, concedido pelo papa João XXIII. Sua festa é celebrada em 21 de julho, um dia antes do aniversário de sua morte.
Neste dia 21 de Julho, pedimos a intercessão de São Lourenço de Brindisi, para que possamos multiplicar nossos talentos recebidos de Deus, a favor da salvação dos nossos irmãos. São Lourenço Brindisi rogai por nós!
Quer conhecer um pouco sobre a Santa Verônica Giuliani? Click aqui.