13 de Julho Henrique II

13 de Julho, dia de São Henrique II, o primogênito do duque da Baviera, nasceu em um magnífico castelo nas margens do rio Danúbio, em 973, e recebeu o nome de seu pai.

Infância

Ele veio ao mundo para reinar, desfrutando de todos os títulos e benefícios que uma corte imperial poderia oferecer ao seu futuro soberano, com luxo e diversão em abundância. Por isso, foi uma surpresa agradável para os súditos verem que o jovem se distanciava da perdição devido à excelente criação proporcionada por sua mãe.

Conversão Familiar

Seu pai, anteriormente conhecido como “o briguento”, abriu seu coração para a orientação de sua esposa, uma católica fervorosa, e anos depois seu apelido mudou para “o pacífico”. Assim, seus filhos receberam uma educação correta e guiada pelos ensinamentos religiosos de Cristo. Um dos irmãos de Henrique, Bruno, foi o primeiro a deixar o conforto da corte para se tornar padre e, posteriormente, bispo de Augusta. Entre suas irmãs, Brígida tornou-se uma monja e Gisela, uma bem-aventurada da Igreja, casou-se com o rei Estêvão da Hungria, que também era um santo.

Educado por São Wolfgang

Na idade adequada, o príncipe Henrique foi confiado ao bispo de Ratisbona, São Wolfgang, e foi educado sob sua tutela, tanto culturalmente quanto espiritualmente. De acordo com a tradição germânica, certa noite Henrique sonhou com seu falecido diretor espiritual, São Wolfgang, que teria escrito na parede do quarto do príncipe: “Seis”. Henrique interpretou que sua morte ocorreria em seis dias, o que não aconteceu. Em seguida, ele acreditou que a morte o alcançaria em seis meses, mas também não ocorreu. No entanto, seis anos após o sonho, ele ascendeu ao trono da Alemanha, após a morte de seu pai.

Governo impecável

Devido aos parentes, ele também foi coroado imperador de Roma, sendo consagrado pelo papa Bento VIII. Henrique II governou o povo com extrema sabedoria, humildade e devoção cristã. Ele promoveu a reforma do clero e dos mosteiros, governando a população com justiça, bondade e caridade, frequentando a santa missa e a eucaristia com eles. Ele convocou e presidiu os concílios de Frankfurt e Bamberg, além de realizar muitas outras obras assistenciais e sociais.

Voto de Castidade

Ao mesmo tempo em que defendia o povo e a burguesia contra os excessos de poder dos nobres, ele estabeleceu a paz com Roberto, rei da França. Com o fim da guerra, ele reconstruiu templos e mosteiros, fornecendo generosas contribuições para o seu desenvolvimento e progresso. Por fim, ao lado de sua esposa Cunegundes, agora uma santa, ele concedeu vários benefícios sociais e assistenciais à população, amparando os mais necessitados e doentes. O casal chegou a fazer um voto de castidade eterna, para que pudesse dedicar-se com firmeza de espírito a fazer o bem ao próximo.

Morte e Canonização

Henrique II faleceu em 13 de julho de 1024 e foi sepultado em Bamberg. Ele foi canonizado pelo papa Eugênio III em 1152. Talvez o rei São Henrique II seja um dos santos mais amados da Alemanha, ao lado de sua esposa.

 

Quer conhecer um pouco sobre Guilherme Vercelli? Click aqui.

Deixe um comentário