13 de Agosto Dulce dos pobres

13 de Agosto dia de Santa Dulce dos pobres, carinhosamente chamada de “O Anjo Bom da Bahia”. Sua vida extraordinária e dedicação incansável em prol dos mais necessitados a transformaram em um ícone de amor e compaixão em todo o mundo.

Obras

Nascida como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, em 26 de maio de 1914, em Salvador, Santa Dulce desde cedo mostrou uma profunda ligação com a fé e o desejo de ajudar os menos favorecidos. Fundou o Círculo Operário da Bahia, uma organização voltada para a assistência social, e também o Santo Antônio, primeira obra social voltada para crianças de famílias de baixa renda.

“Mãe dos pobres”

O verdadeiro ponto de virada em sua vida aconteceu quando ela se deparou com a triste situação dos doentes abandonados em um hospital de Salvador. Movida por seu coração compassivo, ela dedicou sua vida para cuidar dos enfermos, tornando-se carinhosamente conhecida como “Mãe dos Pobres”. Seu trabalho logo se expandiu para a fundação das Obras Sociais Irmã Dulce, que oferecem assistência médica, educacional e social a milhares de pessoas carentes.

Beatificação e Canonização

A jornada de Santa Dulce dos Pobres não foi sem desafios, Sua vida foi uma confissão da primazia de Deus e da grandeza do homem filho de Deus, mesmo onde a imagem divina parece obscurecida, degradada e humilhada. Sua beatificação em 2011 e posterior canonização em 2019 pela Igreja Católica foram momentos de alegria e reconhecimento de seu legado de bondade.

Exemplo

Hoje, a memória de Santa Dulce continua a iluminar a Bahia e o mundo. Seu exemplo inspira milhares de pessoas a estenderem as mãos aos necessitados e acreditarem no poder transformador do amor e da solidariedade. Seu legado nos recorda que cada pequeno ato de bondade pode fazer a diferença e que, como ela mesma disse, “a vida só é bela quando somos instrumentos de paz e esperança”.

 

E neste 13 de Agosto dia de Santa Dulce dos pobres, pedimos sua intercessão junto a Deus nosso criador, para que possamos dedicar nossas vidas em função dos mais necessitados, e possamos ser instrumentos de Deus na salvação de nossos irmãos. Santa Dulce rogai por nós!

Você conhece a história de Santo Inocêncio I? Click aqui para conhecer.

 

 

 

 

Deixe um comentário