11 de Setembro dia de São João Gabriel Perboyre, nasceu em 5 de janeiro de 1802, na localidade de Mongesty, na diocese de Cahors, França. Ele pertence a uma família numerosa de agricultores profundamente devotos ao cristianismo. João Gabriel era o primogênito entre oito irmãos e estava destinado a seguir os passos de seu pai na profissão agrícola.
Ingressoo na Congregação da Missão
Entretanto, desde a infância, João Gabriel declarou uma profunda devoção religiosa que o impelia em direção a um chamado superior. Aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiram seguir o exemplo de seu tio, Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ele ingressou na Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo, com o objetivo de se tornar um padre vicentino ou lazarista, como os sacerdotes desta Ordem são conhecidos. Mais tarde, duas de suas irmãs também se juntaram à Congregação das Filhas da Caridade. Tragicamente, uma de suas irmãs, que havia entrado para o convento carmelita, adoeceu e faleceu.
Ordenação sacerdotal
João Gabriel recebeu a ordenação sacerdotal em 1826 e passou alguns anos em Paris, onde atuou como professor e diretor nos seminários vicentinos. No entanto, o seu verdadeiro desejo era ser missionário na China, onde os vicentinos estavam envolvidos em atividades missionárias e onde o padre Clet havia sido recentemente martirizado.
Finalmente Chegou em terras chinesas
Em 1832, seu irmão, padre Luís, foi designado para trabalhar na China, mas tristemente faleceu durante uma viagem, no meio do oceano. Foi então que João Gabriel pediu para assumir seu lugar como missão na China, um pedido que foi atendido. Três anos depois, em 1835, ele chegou a Macau, proclamando com gratidão: “Eis-me aqui. Bendito seja o Senhor que me guiou e me trouxe até aqui”. Na Missão, ele teve que aprender a se disfarçar como um chinês, uma vez que a presença de estrangeiros era proibida por lei. Ele estudou o idioma e os costumes locais para servir nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.
11 de Setembro dedicado a memória de São João Gabriel Perboyre
No entanto, em 1839, durante uma perseguição, João Gabriel foi denunciado e preso. Ele suportou um ano de captura, sofreu torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado no dia 11 de setembro de 1840. Foi Beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre foi proclamado santo pelo papa João Paulo II em 1996. Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.
Você conhece a história de Dão Zeferino? Click aqui para conhecer.