07 de Outubro dia de Nossa Senhora do Rosário, venerada pela oração em todo o mundo, é uma figura celestial que representa a intercessão materna e a devoção a Deus. O Rosário, uma manifestação tangível dessa devoção, emerge como um meio poderoso de alcançar almas para Deus.
Breve resumo da devoção
Ao longo dos anos, o Santo Rosário passou por transformações, mas foi no ano de 1214 que a Santa Igreja o circulou na forma e método que conhecemos hoje. Anteriormente, as Ave-Marias e os mistérios contemplados eram diferentes, entre outros elementos da oração. Sua origem remonta à revelação divina de Nossa Senhora do Rosário a São Domingos de Gusmão, o fundador dos dominicanos (OP). A história é narrada por meio das citações referidas ao Bem-aventurado Alano de La Roche em seu livro “De Dignitate Psalterri”, conforme relatado por São Luís Maria Grignion de Montfort.
Uma rosa espiritual oferecida a Nossa Senhora
O Rosário, uma corrente de orações entrelaçadas como contas, serve como uma ponte espiritual entre os crentes e o Divino. Cada Ave-Maria é uma suave petição, uma rosa espiritual oferecida a Nossa Senhora, que, por sua vez, leva essas súplicas ao trono de Deus. A repetição meditativa das orações proporciona uma profunda reflexão sobre os mistérios da vida de Cristo, conectando os devotos aos ensinamentos sagrados.
Alcançando almas e transformando vidas
Ao recitar o Rosário, os fiéis não apenas expressam sua devoção, mas também participam da obra de evangelização. A Mãe Maria, como intercessora, torna-se a mensageira que leva os interesses dos corações humanos ao Criador. Assim, o Rosário se revela como uma ferramenta eficaz para difundir a mensagem divina, alcançando almas e transformando vidas.
Origem da Festa
Em 7 de outubro de 1571, o Papa Pio V enfrentava o desafio de conter os avanços turcos na Europa. Antes desse momento crítico, ele convocou os cristãos para que rezassem o Rosário por meio da Carta Breve Consueverunt (datada em 1569). A batalha que se desenrolaria teve uma significância extraordinária, pois dela pendia não apenas a preservação do cristianismo, mas também da cultural ocidental. Sendo este Papa da ordem dos dominicanos, seguiu a inspiração do fundador, instituindo a festa de Nossa Senhora do Rosário para o mesmo dia em que a vitória da batalha foi adquirida, reconhecendo que a vitória veio por meio das orações do Rosário.
Irradiando a luz de Deus
A simplicidade do Rosário contrasta com sua profundidade espiritual, transcendendo barreiras linguísticas e culturais, unindo Católicos em uma corrente mundial de oração. Nossa Senhora do Rosário, ao guiar os devotos por meio dessa prática, capacita-os a serem testemunhas vivas da fé, irradiando a luz de Deus através de suas vidas.
Você conhece a história de São Mateus? Click aqui para conhecer.