06 de Julho Maria Goretti

06 de Julho, dia da Santa Maria Goretti, é uma figura venerada pela Igreja Católica como uma das santas mais jovens e inspiradoras da história. Nascida em 1890, na pequena cidade de Corinaldo, na Itália, Santa Maria Goretti viveu uma vida marcada pela virtude e pelo martírio, tornando-se um exemplo de pureza e coragem para pessoas em todo o mundo.

Infância humilde e piedosa

Desde tenra idade, Maria Goretti demonstrou um profundo amor por Deus e uma devoção sincera à sua fé. Sua família vivia em condições humildes, e ela ajudava nos afazeres domésticos e cuidava de seus irmãos mais novos enquanto seus pais trabalhavam no campo. Apesar das dificuldades, Maria nunca perdeu sua alegria e sua fé, encontrando força na oração e na Eucaristia.

Experiência terrível

No entanto, o destino reservou um desafio terrível para Santa Maria Goretti quando ela tinha apenas 11 anos. Um jovem vizinho, chamado Alessandro Serenelli, tentou estuprá-la, mas Maria resistiu com todas as suas forças, gritando que preferia morrer a pecar contra Deus. Infelizmente, Alessandro a esfaqueou várias vezes e fugiu deixando-a gravemente ferida.

Lição de amor

Maria foi levada às pressas para o hospital, mas seus ferimentos eram tão graves que não havia muito que os médicos pudessem fazer. No leito de morte, Maria perdoou Alessandro e expressou o desejo de encontrá-lo no céu. Seu perdão e sua bondade mesmo diante de uma tragédia tão horrível foram testemunhos poderosos de sua santidade.

Conversão

Alessandro foi capturado e condenado à prisão. Durante sua sentença, ele teve uma visão de Maria Goretti, na qual ela lhe oferecia lírios brancos, símbolo de pureza e perdão. Essa experiência o levou a uma profunda conversão, e ele se arrependeu amargamente de seus pecados. Após ser libertado da prisão, Alessandro procurou a mãe de Maria Goretti para pedir perdão, e ela o abraçou, oferecendo-lhe sua misericórdia.

Canonização

Santa Maria Goretti foi canonizada em 1950 pelo Papa Pio XII. Ela se tornou um modelo para a juventude, uma padroeira dos jovens e uma intercessora para aqueles que procuram a pureza e a virtude em suas vidas. Sua história de coragem, perdão e fidelidade a Deus continua a inspirar e impactar pessoas de todas as idades.

E neste 06 de Julho, queremos pedir a intercessão de Santa Maria Goretti, junto a Deus nosso Pai, para que Ele nos conceda o dom do perdão, algo que nos foi ensinado pelo próprio Senhor Jesus, e que é fundamental para a salvação de quem a dá, e principalmente para quem recebe. Santa Maria Goretti rogai por nós!

Você conhece a história de Santo Onofre? Click aqui para conhecer.

 

 

Deixe um comentário