05 de Setembro dia de Santa Tereza de Calcutá, também conhecida como Madre Teresa, é uma figura icônica da história recente da humanidade. Nascida em 26 de agosto de 1910, na Macedônia, com o nome de Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, ela se tornou um dos maiores símbolos de amor e compaixão em todo o mundo.
Início da vida religiosa
Santa Teresa dedicou sua vida à causa dos mais desfavorecidos. Aos 18 anos, ingressou na Ordem das Irmãs de Loreto, na Irlanda, onde desenvolveu o nome de Irmã Maria Teresa em honra a Santa Teresa de Lisieux. Sua jornada como missionária começou quando ela se mudou para a Índia, em 1929, onde viveu a maior parte de sua vida.
Missionárias da Caridade
Em 1950, Santa Teresa fundou uma congregação religiosa conhecida como Missionárias da Caridade, com o objetivo de servir os “mais pobres entre os pobres”. Ela e suas irmãs se dedicaram a cuidar de doentes, famintos, órfãos e moribundos nas ruas de Calcutá, onde a pobreza e o sofrimento eram abundantes. A sua humildade e determinação para aliviar o sofrimento humano é uma inspiração para pessoas de todo mundo.
Faça pequenas coisas com amor
O trabalho incansável de Santa Teresa de Calcutá fez ganhar prêmios consideráveis, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1979. No entanto, ela nunca buscou reconhecimento pessoal; sua motivação era apenas o amor e a dedicação aos menos afortunados. Seu lema de vida, “Faça pequenas coisas com grande amor”, ressoa até hoje como um chamado à compaixão e à ação.
Dia 05 de Setembro dedicado a memória de Santa Tereza de Calcutá
Santa Teresa de Calcutá faleceu em 5 de setembro de 1997, deixando um legado de carinho e empatia que continua a inspirar pessoas em todo o mundo. Sua vida exemplar nos ensina que, independentemente das dificuldades ou desafios, podemos fazer a diferença na vida dos outros por meio de atos simples de amor e serviço aos necessitados. Ela realmente foi uma fundadora, missionária e mãe dos pobres, e seu impacto perdurará pelas gerações futuras, lembrando-nos da importância de estender a mão aos mais vulneráveis em nossa sociedade. Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós.
Você conhece a história de São Bernardo? Click aqui para conhecer.