02 de Maio dia de Santo Atanásio

03 de Maio dia de Santo Atanásio foi um dos mais importantes teólogos e bispos da Igreja Católica do século IV.

Evangelho de hoje: Jo 10,22-30

Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja

Santo Atanásio foi um dos mais importantes teólogos e bispos da Igreja Católica do século IV. Conhecido como o “Pilar da Ortodoxia”, ele dedicou sua vida à defesa da doutrina cristã e combateu diversas heresias que ameaçavam a unidade da Igreja.

Atanásio nasceu em Alexandria, no Egito, por volta do ano 296. Seu pai era um diácono da igreja local e sua mãe pertencia a uma família aristocrática. Desde jovem, Atanásio mostrou-se um estudioso dedicado e foi educado por mestres renomados em Alexandria.

Episcopado

Em 318, Atanásio tornou-se secretário do bispo de Alexandria e, em 328, foi consagrado bispo da cidade, tornando-se o sucessor de seu mentor, o bispo Alexandre. Durante seu episcopado, Atanásio enfrentou muitas dificuldades e perseguições, especialmente por causa de sua defesa da doutrina da Trindade.

A Trindade é um dos pilares da doutrina cristã, que afirma que Deus é um em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa doutrina foi contestada por diversas correntes heréticas que surgiram na Igreja primitiva, como o arianismo, que negava a divindade de Jesus Cristo. Atanásio foi um dos principais defensores da ortodoxia trinitária e lutou contra essas heresias durante toda a sua vida.

Combate contra o Arianismo

Um dos momentos mais difíceis de sua trajetória foi o chamado “Conflito Ariano”, que ocorreu entre os anos 325 e 381. Nesse período, os seguidores de Arius, um sacerdote que negava a divindade de Cristo, ganharam muitos seguidores na Igreja e chegaram a influenciar a decisão do Concílio de Niceia, em 325, que condenou suas ideias. Porém, a luta contra o arianismo não acabou aí e Atanásio continuou a batalhar pela ortodoxia trinitária em todo o Império Romano.

Além de sua luta contra as heresias, Atanásio também é conhecido por sua contribuição para o cânon bíblico. Ele foi um dos primeiros teólogos a listar os 27 livros que hoje compõem o Novo Testamento e defendeu sua autenticidade e autoridade divina. Atanásio também escreveu diversas obras teológicas e pastorais, como “Contra os Gentios” e “Sobre a Encarnação”, que ainda são estudadas e admiradas por muitos teólogos e estudiosos da Igreja.

Morte e Canonização (02 de Maio dia do Santo Atanásio)

Santo Atanásio faleceu em Alexandria, em 373, e foi canonizado como santo pela Igreja Católica. Sua vida e obra são um exemplo de fidelidade à verdade cristã e de amor pela Igreja, que ele defendeu com coragem e determinação em meio a perseguições e controvérsias. Hoje, ele é venerado como um dos grandes santos e teólogos da Igreja Católica, e sua influência continua a ser sentida na teologia e na vida da Igreja em todo o mundo.

Legado

Em suma, Santo Atanásio deixou um legado valioso para a Igreja e para o mundo cristão. Sua coragem, fidelidade e amor pela verdade são um exemplo para todos os que desejam seguir os passos de Cristo e defender a fé em meio a um mundo cada vez mais secularizado e hostil à religião. Que possamos aprender com sua vida e obra e seguir o exemplo desse grande santo e teólogo da Igreja Católica.

Citações (02 de Maio dia do Santo Atanásio)

“A Palavra de Deus veio para curar a doença do pecado e para renovar a natureza humana.”

“Deus se tornou homem para que o homem pudesse se tornar Deus.”

“O Espírito Santo não é apenas um sopro, mas uma pessoa, assim como o Pai e o Filho são pessoas.”

“O Filho de Deus se tornou homem para que, tornando-se como nós, pudesse nos ensinar a nos tornarmos como Ele.”

“Aqueles que não acreditam na ressurreição não têm esperança na vida eterna.”

“A verdadeira fé não é apenas uma questão de acreditar, mas de viver de acordo com o que se acredita.”

“A Igreja é o corpo de Cristo, e todos os seus membros são chamados a viver em comunhão e amor uns com os outros.”

“Aqueles que amam a Deus devem também amar seus irmãos e irmãs em Cristo, e não há verdadeiro amor a Deus sem amor ao próximo.”

Para ter acesso a várias orações click aqui

Deixe um comentário