20 de Novembro Cristo Rei

20 de Novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, marca o encerramento do ano litúrgico na tradição católica, celebrando o Senhor supremo. Esta festividade, instituída pelo Papa Pio XI em 1925, destaca a soberania de Cristo não apenas sobre os indivíduos, mas sobre toda a criação.

Sua coroa não é de ouro, mas de espinhos

No centro desta solenidade está a compreensão de Cristo como o Rei que governa com amor e justiça. Ao contrário dos terrenos monarcas que exercem poder de maneira autoritária, a realeza de Cristo é uma autoridade que se manifesta através do serviço e do sacrifício. Sua coroa não é de ouro, mas de espinhos, lembrando-nos da entrega total por amor à humanidade.

Ele é o Rei do Universo

A celebração destaca a visão cristã de que o reino de Cristo transcende fronteiras, culturas e épocas. Ele é o Rei do Universo, convidando a todos a fazerem parte de Seu reinado de paz e reconciliação. A liturgia deste dia convida os fiéis a refletirem sobre a maneira de como viver suas vidas em conformidade com os valores do reino de Cristo, promovendo a justiça, a compaixão e a solidariedade.

20 de Novembro dedicado a Celebração de Cristo Rei do universo

A celebração original de Cristo Rei ocorria no último domingo de outubro, mas, com a Reforma litúrgica de 1969, foi movida para encerrar o Ano Litúrgico no último domingo do calendário litúrgico. Essa mudança destaca que Jesus Cristo, o Rei, é o ponto culminante de nossa jornada terrena. A distribuição dos textos bíblicos a cada três anos (Ano A, B e C) fornece uma compreensão mais completa e profunda da figura de Jesus, enriquecendo nossa experiência espiritual.

Adesão a doutrina de Cristo

Na Encíclica do Papa Pio XI, a festividade de Cristo Rei foi imposta como um apelo para que Cristo governe em nossos pensamentos, buscando uma submissão perfeita. A exortação é clara: devemos permanecer firmes e constantes em nossa adesão às verdades reveladas e à Doutrina de Cristo.

 

Você conhece a história de São Carlos Borromeu? Click aqui para conhecer.

Deixe um comentário